Instrumentos de Poder

TAMBOR SAGRADO
É o veículo pelo qual os xamãs fazem suas viagens a outros mundos. Os nativos norte-americanos associam o toque do tambor às batidas do coração da Mãe Terra e também ao som do útero. O Tambor é considerado o cavalo, ou a canoa que nos leva ao mundo espiritual. É o instrumento que faz a comunicação entre o Céu e a Terra, que permite ao xamã viajar ao centro do mundo.

Um Tambor Sagrado não é simplesmente um pedaço de madeira e um pedaço de couro, o Tambor é um companheiro e tem vida, quando nos propomos a fazer um Tambor Sagrado existem diversas questões que devemos observar.

No Xamanismo tudo tem vida e tudo tem um espírito, então quando vamos em busca de madeira, do couro ou de qualquer outro ser para a construção do nosso Tambor, devemos pedir autorização ao Grande Espírito e também ao espírito daquela árvore, do animal e agradecer pelo sacrifício. Quando contruimos um Tambor com o devido respeito, os espiritos dos seres sacrificados se manifestarão através do tambor, nos trazendo o conhecimento oculto, nos conduzindo a diversos mundos, ao encontro ancestral, e as divindades, por tanto, o nosso Tambor tem que ser tratado com muito respeito. Sendo assim teremos um grande aliado para o nosso crescimento espiritual.


MARACÁ



O Maracá assim como o Tambor é um dos Instrumentos de Poder mais usados pelos xamãs, normalmente são usados em abertura de Rituais, para trabalhos de cura, limpeza de ambiente e exorcismo, é um instrumento indispensável no xamanismo.

A confecção do Maracá como qualquer outro Instrumento de Poder, também tem que ser feito com muito respeito reverenciando os espíritos das plantas que estão doando seu corpo ou seus frutos, assim como no Tambor os espiritos dos seres que foram sacrificados para confecciona-los se manifestam para nos ensinar e nos ajudar nos trabalhos espirituais.

Numa experiência que tive uma vez quando construia o meu Maracá tive o privilégio de me conectar com o seu espirito, onde tive uma revelação muito bonita "O Significado". Me disse: O cabo do Maracá que normalmente é feito de madeira representa a Grande Árvore que faz a ligação entre o mundo em que vivemos com o mundo espiritual, a parte redonda que normalmente é feita de cabaça, coité...representa o universo onde vivem os espiritos, as sementes ou as pedras que ficam dentro das cabaças são os espiritos adormecidos, então quando chacoalhamos os Maracás esses espíritos são acordados e vem para nos auxiliar.

Sou muito grato a Wakan Tanka (Grande Espirito) por essa revelação.